Pages

domingo, 6 de junho de 2010

Antes que o mundo mude, eu preciso mudar.

Hoje em dia muito se discute sobre os problemas ambientais, principalmente sobre o futuro do planeta e as conseqüências desse futuro para as próximas gerações. As últimas conferências ambientais globais discutiram as necessidades de mudanças nas posturas de consumo e relação com os recursos naturais. Nesta perspectiva gostaria de discutir o lema da agenda 21 “pensar globalmente, agir localmente”, ou seja, tomar as decisões na sua escala de atuação sempre pensando nas conseqüências planetárias. 

A verdadeira mudança não deve acontecer no mundo, “lá longe”, a mudança deve acontecer primeiramente em mim. Antes de nos preocuparmos em mobilizar os outros, devemos refletir sobre as nossas ações e como elas podem servir de exemplo para o mundo, e nesse sentido cito Gabriel Pensador que diz: “Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente A gente muda o mundo na mudança da mente E quando a mente muda a gente anda pra frente”. 

Desta maneira a necessidade de rever a trajetória que o mundo está seguindo passa necessariamente pelas decisões pessoais e diárias de cada um de nós. Desta maneira pense o que você fez hoje para melhorar o mundo? Bom, não devo me preocupar com o que você fez, e sim com o que eu fiz, e se fiz pouco até então, o que fazer a mais amanhã.

0 comentários:

Postar um comentário